Friday, January 23, 2009

"Escrever é procurar entender, é procurar reproduzir o irreproduzível, é sentir até o último fim o sentimento que permaneceria apenas vago e sufocador. Escrever é também abençoar uma vida que não foi abençoada. "
Clarice Lispector

Ahh tenho que escrever... não que eu saiba o que realmente quero... têm sido dias difíceis, mas decisivos, têm sido pensamentos loucos desenfreados querendo alguma decisão...
Mas me coloco a agir. Preciso. Não posso ficar a inércia daquilo que vem acontecendo. Não posso me abater, não posso me arrepender. Não sou mulher de arrependimentos e quando eles batem a minha porta a única coisa que sei fazer é afastá-los bruscamente sem ao menos deixá-los falar.
Mas confesso que ando tendo pensamentos no passado... a palavra SE tem sido constante em meus devaneios... me ocorre momentos e decisões do passado que se tivessem sid0 feitas ou tomadas de uma outra maneira talvez hoje isso ou aquilo não estariam acontecendo... administrações mal feitas, desperdícios, incoerências, supérfulos, um apunhado de decisões mal tomadas que me trazem aonde estou hoje.
Não posso me culpar.
Não havia como saber.
Não se espera de uma menina o que uma mulher deve fazer. Eu não sabia nada do mundo, nada da vida, era eu e meu univers'inho' particular. Eu e minhas amiguinhas, minhas festinhas, minhas roupinhas, minha vidinha. Contas, impostos, pagamentos, documentos e economia não faziam parte do meu vocabulário. E demoraram pra fazer.
Mas hoje, a duras penas fazem. E como fazem. Não os escolhi, como ninguém escolhe. Mas eles fazem parte. Estão ai. Precisam ser pagos, precisam ser administrados.

É a vida adulta que chegou. E a criança que foi embora.
Definitivamente.

Thursday, January 15, 2009

Primeiro post de 2009!

Que vergonha! Meados de janeiro e eu escrevendo só agora?? Confesso que abri o rascunho todos os dias(quase todos) mas não foi lá muito fácil preenchê-lo de coisas significativas, então fechava a tela antes que tivesse coragem de publicar alguma besteira.

Ano novo e as angústias de janeiro me assombram mais uma vez. Para uma ansiosa de carteirinha janeiro tem em si um poder de causar nausêas antes mesmo de chegar. É o início de mais um ciclo, o início, de novo, de alguma coisa nova. È aquele clichê todo de nova chance, de boas energias, de fazer o diferente de inovar...listinha de coisas pra cumprir durante o ano, metas a serem atingidas, desejos, sonhos, enfim aquele bláblabla que é muito bonito e tal, mas gera noites mal dormidas e mais chocolate pro meu corpinho. É a espera do ano letivo começar, a espera do trabalho perfeito, a espera do carnaval, a novela de pagar ipva, iptu e material escolar. E tudo isso acompanhado a uma tpm que esta durando um mês(SIMMM, Socorro alguém me ajude!) tá complicado! Esse janeiro ta complicado!

Então esse ano, contrariando os anos anteriores, minha listinha esta diferente. Nela cortei as besteiras como emagrecer, juntar dinheiro, aplicar para o visto canadense. E ao contrário disso coloquei: consumir o básico, organizar -de vez- minhas finanças e realizar um projeto antigo, que nunca tive coragem de falar a respeito nem para mim mesma. E assim vou levar 2009. Menos preocupada com o que vestir, menos preocupada com que tamanho estou usando. Menos preocupada com o que as pessoas estão pensando ou estão falando sobre mim. Menos preocupada se vou desapontar todo mundo ou se isso ou aquilo não é normal ou aceitável. Menos preocupada se o Canadá estará ou não me esperando. E ocuparei minha mente e minha vida pensando em reciclar mais e em consumir menos. me preocuparei mais com o que darei ouvidos e com as coisas que falarei.

E estarei mais interessada em me manter em mim, do que em sair de mim.